Parceiros
A AVICO como organização da sociedade civil, não pretende e nem pode ocupar o lugar de responsabilidade do Estado brasileiro (executivo), do legislativo, do judiciário ou outras órgãos e entidades. Portanto, não atua isoladamente, pois entendemos que é de extrema importância a parceria em rede com diversas instituições e entidades que compõem a sociedade para o enfrentamento da pandemia de covid-19 . Conheça abaixo nossa rede parceira:
Rede Covid-19 Humanidades MCTI
A Rede Covid-19 Humanidades MCTI produz pesquisas qualitativas que analisam o impacto da Covid-19 entre os profissionais de saúde e grupos vulneráveis em situação de isolamento social. O seu objetivo é subsidiar ações na resposta à pandemia no Brasil, que considerem de modo múltiplo e situado as suas implicações científicas, tecnológicas, sociais, políticas, históricas e culturais.
A Rede Covid-19 Humanidades MCTI é liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS) e mobiliza pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde do Brasil e do exterior. Ela conta com a parceria da Fiocruz, do Instituto Brasil Plural da UFSC, da UnB, da Unicamp, da UFRN e da UNIDAVI e integra o conjunto de ações da Rede Vírus MCTI financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o enfrentamento da pandemia.
Para maiores informações acesse: https://www.ufrgs.br/redecovid19humanidades/index.php/br ou contate redecovidhumanidades@gmail.com
Teia – Instituto de Cidadania e Direitos Humanos
A TEIA atua há 16 anos na cidade de Porto Alegre com a missão de promover e defender a cidadania e os direitos humanos dos indivíduos de forma transversal, levando em conta as diversidades de gênero, raça e etnia, orientação sexual e identidade de gênero, pessoa com deficiência e geracional
Para maiores informações acesse: https://www.facebook.com/teiadireitoshumanos/ou contate teiadireitoshumanos@gmail.com
Todos Pelo Bem Comum
Coletivo nacional formado por pessoas de vários cidades brasileiras, e que se uniram a partir da indignação com o atual processo de destruição que o Brasil vem sofrendo e que nossas instituições não estão conseguindo interromper. A partir da criação de uma plataforma virtual de ajuda mútua horizontal colocam à disposição de todos as análises e reflexões sobre o que está acontecendo no país e propostas de ação e mobilização coletiva e cidadã. Uma das primeiras ações do grupo foi o abaixo-assinado virtual, através da plataforma Change, para que o então Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, colocasse em votação os pedidos de impeachment que se acumulavam em sua mesa. A segunda ação foi a criação da campanha “Ô MP Denuncia já” , a qual pretendem mobilizar a sociedade brasileira em defesa das representações criminais protocoladas junto à PGR pelaOAB Federal; o Movimento 342 Artes e Grupo Prerrogativas e a AVICO – Brasil , acesse o site e conheça a campanha: https://ocandeeiro.org/denuncia-ja/
Anistia Internacional – Brasil
A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 10 milhões de pessoas, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Estão presentes em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional. A Avico tem recebido apoio da Anistia Internacional através da Campanha “Omissão não é Política Pública”, e pela qual cobra o Procurador-Geral da República a denunciar integralmente todos os possíveis crimes apontados pela CPI da Covid-19. A Além da Avico, a campanha reúne cerca de vinte entidades da sociedade civil, entre elas estão: Oxfam Brasil, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Criola, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Terra de Direitos, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Observatório das Metrópoles, Olodum, Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (Resama), Justiça Global, Cedeca, Engajamundo, Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABBMD), Grupo de Apoio Voluntário.
Acesse o link e conheça a campanha: https://anistia.org.br/campanha/omissao-nao-e-politica-publica/
Nossas
É uma organização sem fins lucrativos comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. Há mais de dez anos desenvolvem projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo Brasil inteiro. E tem apoiando a Avico Brasil, em estratégias de mobilização e visibilidade de pressionar o legislativo federal em aprovar projetos de lei, em defesa e garantia de direitos dos sobreviventes com sequelas graves e familiares de vitimas da covid-19. Recentemente criou a campanha de mobilização #EmLuta, que pressiona através de plataforma tecnológica o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Pacheco, a pautar a votação do Projeto de Lei de Pensão Especial aos órfãos da covid-19.
Acesse o link e conheça a campanha: https://www.emluta.org.br/
Fórum de Combate a Intolerância e ao Discurso de Ódio no RS
É um espaço permanente e plural de reflexão sobre as questões relacionadas ao combate à intolerância e aos discursos de ódio e sobre o direito constitucional à liberdade de ensinar e aprender. Com coordenação conjunta de órgãos públicos e sociedade civil e Comissões Temáticas, promovem e aprofundam os debates a respeito dos temas específicos relacionados aos objetivos do Fórum. Fazem parte do coletivo também os representantes da AVICO, ADUFRGS-Sindical, UFRGS, CPERS, Mães e Pais Pela Democracia, OAB/RS, Nuances (Grupo pela Livre Expressão Sexual), Somos (DH com ênfase em direitos sexuais e reprodutivos de LGBTQIA+), Defensoria Pública do Estado e da União, Ministério Públicos Federal, entre outros.
Acesse a página do Fórum no facebook: https://www.facebook.com/educarcomliberdade/
Fórum Gaúcho de Saúde Mental
Movimento social antimanicomial, com representação em quase todo o Rio Grande do Sul, que luta pela inclusão social dos das pessoas com sofrimento psíquico e pelo fim dos manicômios e hospitais psiquiátricos, sendo agente da reforma psiquiátrica, movimento de luta social com mais de 30 anos no Brasil . Pertence à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA), que a formação e capacitação de novos profissionais de saúde, tendo como premissa a saúde mental coletiva, a participação em movimentos sociais, o cuidado em liberdade e tratamento na rede substitutiva.
Acesse a página do Fórum no facebook: https://www.facebook.com/forum.gaucho.saude.mental/
Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS
Espaço que reúne as entidades sindicais, associações, movimentos estudantis, movimentos sociais e organizações para um debate sobre a garantia do direito à educação e do acesso com qualidade, no contexto da pandemia do COVID-19. O Comitê foi criado no dia 17/04/2020 durante uma reunião online realizada com diversas entidades educacionais, movimentos estudantis e organizações para um debate sobre a defesa da educação pública em tempos de pandemia e isolamento social.
Acesse a página do Comitê no facebook: https://www.facebook.com/CPEAEnoRS/about/?ref=page_internal
Comitê de Ética e Pesquisa da PUCRS
As atividades de pesquisa têm sido ampliadas em quantidade e complexidade nos últimos anos. Isso provoca inúmeros questionamentos éticos relativos ao processo de planejar, executar, avaliar e divulgar os resultados dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos. Da necessidade de adequar práticas de pesquisa a estas mudanças, foi criado, em 17 de maio de 1990, o Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS (CEP), o primeiro adequado às normas e diretrizes brasileiras. Em 12 de dezembro de 2012, a Resolução CNS 466/12 revogou as Resoluções CNS Nº 196/96, 303/2000 e 404/2008. O novo texto diz: “Toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”. O item Termos e Definições, define Comitês de Ética em Pesquisa como colegiados interdisciplinares e independentes, com “munus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões eticamente corretos. A partir de 2016, a Resolução CNS 510/16 estabeleceu que os projetos desenvolvidos na área das Ciências Humanas e Sociais também deverão receber apreciação ética pelo Comitê de Ética e Pesquisa. A AVICO é membro do CEP da PUCRS como representação da sociedade civil (usuários).
Acesse a página do Comitês através do link: https://www.pucrs.br/pesquisa/comites/cep/
Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL
Fundada no ano de 2002, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, com suas ‘vertentes’ fundamentadas na educação popular. Os campos de trabalho são voltados para Economia Solidária, Voluntariado e Assessoramento. A entidade tem por finalidade a promoção humana, a difusão e a divulgação da cultura da solidariedade, a promoção da ética, da cultura de paz, da justiça, da cidadania, dos direitos humanos, incentiva à educação ambiental, o desenvolvimento humano solidário e sustentável, apoia iniciativas comunitárias de geração de renda e inserção no mercado de trabalho de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Em julho de 2021, a AVICO Brasil firmou um convênio com a AVESOL para seleção do voluntariado.
Acesse a página da AVESOL através do link: http://www.avesol.org.br/p/avesol.html