Apoio Psicossocial - Grupo de Apoio aos Enlutados
A cartografia da práxis e disponibilidades do Grupo de Apoio às pessoas enlutadas, bem como a situação atual da sindemia de covid-19 no Brasil e Rio Grande do Sul, nos levou a propor dispositivos de apoio para pessoas diretamente enlutadas pela morte de familiares e para pessoas que tiveram covid-19 ou tem familiares que contraíram a doença e apresentam sequelas da doença na forma grave.
O Grupos de apoio às pessoas enlutadas é constituído por psicólogas/os/es, antropólogas/os/es, assistentes sociais e estudantes de psicologia, voluntários da AVICO, que prestam apoio terapêutico. No mês de maio de 2021 iniciou o atendimento aos grupos fechados, que são formados por até oito participantes cada, são oito encontros semanais on-line, durante 1h e 30min, sempre coordenados por duplas de profissionais. Tendo o total de quarenta e oito vagas para atendimento.
Atendimento aos sobreviventes e familiares das vítimas da covid-19
Diariamente a Avico Brasil recebe depoimentos e pedidos de auxílio dos sobreviventes e familiares das vítimas em situações gravíssimas das sequelas da covid-19, alguns em recuperação e precisando acessar as políticas sociais de saúde, assistência social e previdência. São pessoas que necessitam de alimentação especial, medicação, cama hospitalar, oxigênio, entre outros. Para cada caso, é necessário que acionemos a rede de equipamentos sociais do município e estado de origem do sobrevivente. E não é incomum, inclusive, que auxiliemos as famílias a recorrerem à Defensoria Pública de seus Estados para acessarem seus direitos.